21.11.20

A União Europeia, e a fábula do gigante com pés de barro


Diz a lenda que Nabucodonosor da Babilónia mandou erigir uma estátua feita de ouro, prata, bronze, ferro e barro. Na versão da história bíblica esta estátua gigantesca, um falso ídolo, com a cabeça de ouro, peito de prata, pernas de ferro e pés de barro,  apesar de todo o seu aspeto de colosso, foi derrubada quando uma simples pedrinha, ao rolar pelo monte abaixo, atingiu os seus pés.

Apliquemos esse símbolo ao nosso tempo e reconheçamos como um dos suportes da União Europeia, a comunidade do carvão e do aço, depois alargada à livre circulação de mercadorias, capitais e cidadãos; no outro pé, a denominada União Monetária e Financeira. A globalização financeira, com a crise di subprime importada dos EUA fraturou o primeiro e a crise do COVID 19, quebrou o segundo suporte em múltiplos pedaços. Esta falência geral e súbita já vinha sendo  anunciada por outras patologias internas: a política austeritária da Troika, o Brexit, a falta de resistência à política hostil do governo de Trump e o emergir de regimes semi autoritários no leste europeu.

Mal vai Rui Rio, e o PSD


7.11.20

17 milhões de martas abatidas para conter o COVID 19!

Ou, a procura da causa primeira!

“A crise ambiental não é apenas a geradora das alterações climáticas e dos perigos da poluição, ela é também a primeira das causas do emergir na comunidade humana do SARS Covid 19!”

28.10.20

Quando uma borboleta bate as asas nos Açores…

 


"...Portugal precisa de um programa de frente única que congregue mais do que a frente ampla da esquerda, à escala do país e da União Europeia..."

Pensar a política. Que podemos aprender com as eleições regionais? E a querela dos votos no orçamento

25.10.20

Porque voltaram às praças, as mulheres da Polónia?

O Supremo Tribunal polaco aboliu o direito ao aborto no caso de mal formações do feto, considerando-o inconstitucional, conforme exigia a hierarquia da Igreja Católica deste país e o governo conservador, atualmente no poder. Esse direito fica reduzido aos casos de violação e incesto.

12.9.20

Dois 11 de setembro!

 

  
 Este arranjo de textos destina-se aqueles que se interessam pela história e pela filosofia política.

O dia 11 de setembro, está ligado a duas efemérides: O golpe de estado sangrento do Chile (1973), que derrubou um governo  saído de eleições, defensor do denominado socialismo democrático. E o ataque terrorista (2001) aos símbolos do poder dos  EUA e ao seu povo

10.9.20

Quem semeia a desconfiança e o ódio…

 



…colhe autoritarismo, miséria, guerra e morte, na União Europeia, na América Latina, nos EUA…”

7.8.20

Hiroshima and Nagasaki PRACTICAL ETHICS AND POLITICAL ALIENATION


The secret military documents of the time, which were declassified, show that there was a deliberate intention to try the pump effect against the humans beings and a second purpose, putting in respect the URSS triumphant and the new emerging socialist States in the East and Asia: it had started the cold war!

5.7.20

TAP E EFACEC, dois discursos ideológicos e políticos contraditórios




A economia, como falácia

Desconheço  o conceito de “economia”, como ciência. É um conceito inventado durante a atual etapa da globalização, para substituir o conceito científico de “Economia Política.” Esta, pertence ao domínio das Ciências Sociais e Políticas e tem entre os seus fundadores e renovadores, a ocidente,  as obras de Adam Smith, David Ricardo, Karl Marx, John Keynes... Aquela, a economia, colocada fora do quadro das Ciências Sociais e Políticas, é um conceito de propaganda, ao serviço dos teóricos do neoliberalismo e do fim da história, de Milton Friedman e George Stigler, a Francis Fukuyama.

1.7.20

Esta gente tão cansada…e a Farsa dos Almocreves!


O Fidalgo sem princípios, é a personagem central da farsa. Através dele Gil Vicente critica a ambição de todos os que, como o fidalgote, e a qualquer preço, querem ir viver para a corte, enquanto viram costas ao campo, a quem tudo devem, mas verdadeiramente desprezam e deixam ao abandono .

Duas mulheres e um homem, responsáveis pela governação do setor da saúde, dirigiram o combate real ao COVID 19…com um exército vestido de branco, de verde e de azul, que desconhecemos ainda, apesar de um milhão de horas de inútil televisão e mais ainda de páginas digitais.
Dois ou três comentadores políticos, e um presidente da Câmara, nomeado pelos mandantes das estações televisivas, como  o sucessor de António Costa ( então os militantes do PS não são quem elege o seu líder; e os cidadãos portugueses, a maioria parlamentar de onde sai o primeiro ministro?), reservaram para si o papel de personagens de farsa.

8.6.20

O jovem que escreveu o cartaz de ódio contra a polícia...

...copiando outros cartazes_ com o mesmo slogan, que  proliferam há anos nas redes sociais, marcha em sentido contrário aos manifestantes pacíficos, que em centenas de cidades americanas e por todo o mundo, protestam contra o racismo.

Não tem educação política e resvala para a amoralidade.

31.5.20

Governo da Alemanha fura o bloqueio dos EUA contra a Venezuela...E que Cristiano Ronaldo jogue futebol até aos 40!



O Governo da Alemanha furou o bloqueio dos EUA contra a Venezuela, na área da saúde, em ação coordenada com as Nações Unidas, ao mesmo tempo que o Irão, no fornecimento de combustíveis essenciais.

24.5.20

O Brasil irmão, entre o genocídio de classe e o autoritarismo

"O Governo de Bolsonaro tem consciência de que a sua política provocará uma tragédia humana e social, entre os mais pobres, os trabalhadores e a juventude,  e devastará as pequenas e médias empresas. A isso eu chamo, "Genocídio de classe".. Governa para uma elite e uma oligarquia que sempre dominou o Brasil e ainda governa a maior parte do mundo. Acredita no golpe militar como solução final. Procura o apoio da igreja católica e das igrejas evangélicas para atingir os seus fins. Tenta cegar o povo brasileiro com a corrupção do passado recente."

15.4.20

UMA MENTIRA INFAME, PARA JUSTIFICAR UM CRIME CONTRA O SEU POVO E CONTRA A HUMANIDADE



Os EUA foram informados, desde os primeiros dias, da investigação do COVID-19.

"O Governo dos EUA quer fazer da China e da OMS/WHO os bodes expiatórios da sua política, que colocou os negócios á frente da saúde do seu povo, ignorou os avisos dos CDC do seu próprio país, da China e da WHO e as suas propostas de cooperação e ação preventiva, procurando esconder a crise de sobreprodução e empobrecimento da maioria dos cidadãos americanos que já lavrava,  ao atribuir-lhe como causa determinante o impacto do COVID-19. Não hesita sequer em pôr em risco a OMS, ao retirar-lhe o apoio financeiro do seu governo, que representa 22% do seu orçamento. Pretende, do mesmo modo, ganhar as eleições presidenciais."

7.4.20

O MILAGRE HUMANO DA VENEZUELA, NO COMBATE À PANDEMIA

O mundo não se divide entre os que apoiam o regime de Maduro e aqueles que o querem subverter, mas entre os que acham que só o povo da Venezuela deve poder decidir o seu destino político e os outros que promovem ou apoiam a ingerência nos assuntos internos deste país, visando o seu derrube.

4.4.20

Investigação ou mistificação?


Atraído pelo anúncio da denúncia dos abusos especulativos de algumas empresas . o espectador incauto, sentou-se em frente da televisão pública.
Quanto às denúncias da especulação empresarial, a montanha pariu um rato!
Mas quando às causas da difusão da pandemia no nosso país, a apresentadora, sem contraditório, ocupou o programa a desautorizar a Autoridade Nacional de Saúde e a própria Organização Mundial de Saúde.

30.3.20

AS LEIS DA GUERRA E O SENTIDO DA VIDA

A crise sanitária permitirá revelar a verdadeira natureza política dos regimes que governam o mundo
4.
Este é o tempo de criar o governo de frente única, em Portugal, chame-se assim ou governo de salvação nacional, como e bem, propôs o líder do maior partido da oposição; mas também de construir a frente única e democrática na União Europeia, para enfrentar a crise que já germinava sobre os pés de barro dos poderosos da Europa e de construir, na diversidade política, um futuro comum para a humanidade, como há muito preconiza a República Popular da China.


28.3.20

Unidos como os dedos da mão. Ou a necessidade de uma Frente Única em Portugal e na Europa


A crise sanitária permitirá revelar a verdadeira natureza política dos regimes que governam o mundo
3.
“A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. A tática sem estratégia é o estertor antes da derrota.” (Sun Tsu, A Arte da Guerra)

A declaração do FMI e do Banco Mundial sobre o perdão da dívida dos países pobres não pode cair em saco roto e a Carta dos 9 primeiros-ministros ao Conselho da Europa, também não.

27.3.20

Em tempo de pandemia, as sanções económicas são um crime contra a Humanidade


A crise sanitária permitirá revelar a verdadeira natureza política dos regimes que governam o mundo
2.
Dois países viram a sua economia entrar em crise agravada, durante os últimos anos,como fruto do boicote econômico imposto pelo Governo dos EUA: A Venezuela e o Irão.

23.3.20

"GOD SAVE AMÉRICA!"

A crise sanitária permitirá revelar a verdadeira natureza política dos regimes que governam o mundo
1.
Confesso que, como ser humano, a minha maior preocupação com a evolução da pandemia vai para o povo dos EUA. A ausência de um Serviço Nacional de Saúde, a ignorância do governo de Trump e dos seus conselheiros face aos avisos dos próprios cientistas e profissionais de saúde americanos, a indiferença da oligarquia que financiou e levou ao poder o presidente perante as camadas mais pobres e arruinadas da população que classifica como "losers", são prenúncios de catástrofe.

4.3.20

POR AMOR À CAMISOLA “Entre as pequenas coisas da vida, o futebol é uma das mais importantes!”





Durante mais de 7 anos fui jogador federado de futebol, júnior e sénior, num pequeno clube filial de um “dos grandes”, sem nenhuma ambição de fazer vida a jogar, por amor à camisola.
Dizem-me agora que o futebol é “uma indústria”, mas não me explicam onde estão as suas fábricas, nem quais são as suas matérias primas, nem como são as máquinas ferramentas que as transformam, como se constitui o seu capital fixo e variável, e como se reproduz e distribui socialmente,  ou como nessa “indústria” se constitui o preço, o salário e o lucro. A estas zonas obscuras, poucos têm acesso e, em Portugal, apesar de tantos jornais, programas televisivos e comentadores, pouca luz ilumina estes recantos.

2.2.20

O PCP e o Brexit



Contributo para o debate político, em defesa da soberania dos países e do direito das nações a escolher o seu próprio caminho para as democracias e os socialismos