27.3.20

Em tempo de pandemia, as sanções económicas são um crime contra a Humanidade


A crise sanitária permitirá revelar a verdadeira natureza política dos regimes que governam o mundo
2.
Dois países viram a sua economia entrar em crise agravada, durante os últimos anos,como fruto do boicote econômico imposto pelo Governo dos EUA: A Venezuela e o Irão.

A Arábia Saudita desencadeou recentemente uma nova guerra dos preços do petróleo, provocando a sua queda: Em 9 de março o barril do petróleo Brent caiu 24,10%, para US$ 34,6. Já o barril do petróleo WTI registrou uma baixa de 24,6%, para US$ 31,13. O tombo arrastou as bolsas de valores do mundo inteiro e fez o dólar valorizar-se face as moedas fracas: Angola. Irão, Rússia e Venezuela, os países que a estratégia militar dos EUA considera inimigos ou adversários a conquistar, foram severamente prejudicados.

Logo depois, a epidemia do Corona virus atingiu brutalmente o Irão. Este país, apelou de novo à comunidade internacional para que os EUA cumprisse o acordo nuclear assinado pelo seu antecessor e aliviasse o garrote que estrangula a sua economia.

O Governo de Trump respondeu:"Corona Virus won´t save you from sanctions". Enquanto anunciava na imprensa mundial que oferecia ajuda sanitária ao governo iraniano.

Quanto à Venuzuela, o Departamento de Justiça Americano, no dia 26 de março, já sob a ameaça da maior crise sanitária da sua história, escolheu este momento para acusar os lideres venuzuelanos de narcotráfico, de conspirarem com os guerrilheiros colombianos que recentemente fizeram um acordo de paz com o governo e  se integraram na vida política do país, para inundar os EUA de cocaína.
Oferecem mesmo recompensas de milhões de dólares pela sua captura, como se a América latina fosse o seu novo faroeste, assim o entende a aplicação atual pelos governos republicanos e democratas da Doutrina Monroe, que no século XIX condenou o colonialismo europeu para no século XX tomar o seu lugar.. 

Sem comentários: