1.10.22

Os 4 Cavaleiros do Apocalipse do Século XXI : Os líderes dos EUA/NATO, da Rússia, da UE e da Ucrânia.




A guerra na Ucrânia continua a sua escalada, com a integração na Rússia de quatro novas províncias , anexadas ao território da Ucrânia. O discurso de Putin, que oficializou esse ato, representa um passo mais na escalada da guerra. Esse discurso contém também uma inflexão estratégica: sem abandonar o revisionismo histórico, que acusa a URSS e o PCUS de terem amputado a Rússia do seu território histórico e criado artificialmente a Ucrânia, o governo de Putin procura apropriar-se da herança soviética de vitória sobre o nazismo, do seu apoio às revoluções anti-imperialistas e anticoloniais.
Neste contexto, o apelo ao cessar-fogo tendo como condição o reconhecimento desses territórios como parte integrante da Rússia, é mera retórica.

A resposta de Zelenski, com o retomar do pedido de adesão à NATO e a aceitação de negociações com a condição da Rússia mudar de presidente, vale o mesmo e aponta para o envolvimento direto da NATO na guerra.

O ataque aos gasodutos russos, que a Rússia atribui à Grã- Bretanha e aos EUA, e que constitui um acto de internacionalização da guerra , coloca os beligerantes e os seus aliados à beira do confronto global.

Novas sanções e toneladas de armas, estão já na forja, prometendo rios de sangue russo e ucraniano, e o estouro da locomotiva alemã, que arrastava a economia europeia, já em recessão.
Quem as paga?

A comunicação social exalta os vencedores e anuncia o seu triunfo glorioso, já próximo!
A que preço?

1 comentário:

acmc52 disse...

A que preço?... só Putin sabe, porque, só ele tem as Armas Nucleares, que podem ser disparadas, pela 1ª vez, no presente conflito...