"A propósito, estamos discutindo com nossos parceiros americanos a possibilidade de trabalharmos juntos nessa área, não apenas em nossa zona ártica, mas também no Alasca", disse o presidente. Segundo ele, a Rússia possui atualmente tecnologias únicas nessa área, que são de interesse de parceiros russos, inclusive dos Estados Unidos. "A zona do Ártico, a Rota do Mar do Norte e o trabalho de vocês lá têm grandes perspectivas e estão se desenvolvendo em um ritmo muito bom", enfatizou o chefe de Estado.
A Federação Russa e os EUA, são dois estados capitalistas, que promovem os negócios comuns das suas multifuncionais no imenso mercado russo.
Ao contrário do que prometia a propaganda ocidental, cerca de 3600 das suas multinacionais permaneceram na Rússia, sem qualquer sanção. O Financial Times menciona 2600, mas as fontes russas são as que cito: no início da invasão, essas multinacionais controlavam 90% do comércio e 70% da indústria da Federação Russa.
O governo de Putin não interveio quando as tropas do Ministério do Interior e os batalhões nazis, do governo que saiu do golpe militar de 2014, avançaram para subjugar a resistência no Donbass, a região mais multinacional da Ucrânia, onde predominavam os ucranianos de etnia russa, mas também de etnia grega, sérvia, romena...mais de 8 milhões...e as famílias mistas. Foi a guerra civil, suspensa pelos acordos de Minsk, que custou aos resistentes do Donbass a ocupação de metade das províncias de Donetz e Lugansk, 2/3 dos 12.000 mortos e dos 30.000 feridos e 2,5 milhões de refugiados na Rússia, segundo às Nações Unidas.
O presidente Zelensky foi eleito, em 2017 , por apenas 37% dos eleitores, os seus 70% votos contaram com uma abstenção de 51%, com um programa de federalização da Ucrânia. E, por isso, contou com o voto tático dos habitantes do Donbass e do maior partido da oposição, ilegalizado, mas que tinha no parlamento 100 deputados, o Partido Comunista.
O presidente Putin, obrigado pela sua Constituição a obter o apoio do Senado para utilizar as forças armadas fora do país, no documento que lhe apresentou, mencionava apenas a defesa das comunidades do Donbass e a reposição das suas fronteiras. Acusando os comunistas bolcheviques de Lénine de entregarem à Ucrânia Soviética, ,nascida da revolução de 1917, esse território que pertencia ao império czarista, industrializado e rico,.
Assim obteve o apoio popular para a invasão e o prolongamento da guerra.
A sua proposta de paz não pode ser outra senão de restaurar as fronteiras históricas do Donbass, afastar os mísseis e militares da NATO do seu território, como os EUA fizeram na crise de Cuba-Turquia.
Os povos da Ucrânia e da Rússia, saberão encontrar o caminho para a reconciliação e uma paz justa.
A sorte trágica da guerra representa cada dia que passa mais sofrimento, sobretudo para os militares ucranianos.
Os burocratas de Bruxelas, ao serviço do complexo industrial da Europa e dos EUA, os oligarcas de Kiev, comportam-se como os generais e políticos militaristas, que ordenam aos seus soldados que morram em batalhas perdidas, seja na Alemanha vencida em duas guerras mundiais ou às ordens do governo fascista português, na invasão de Goa e em 13 anos de guerra colonial.
Opinião sobre problemas sociais e políticos do desenvolvimento sustentável. Ambiente e património.Mundo Rural. Iberismo.
25.8.25
Os negócios entre as oligarquias ocidentais e russa
Notícia da Agência Tass: Rússia e EUA discutem opções para trabalhar juntos no Alasca — Putin Rússia e EUA discutem a possibilidade de trabalhar juntos na área de liquefação de gás natural, destacou Vladimir Putin.
SAROV /Região de Nizhny Novgorod/, 23 de agosto. /TASS/. Moscou e Washington estão discutindo a possibilidade de trabalhar juntos na zona ártica da Rússia e no estado americano do Alasca, disse o presidente russo Vladimir Putin em uma reunião com trabalhadores da indústria nuclear. "Temos várias empresas, principalmente a Novatek, que é uma das nossas grandes empresas que atua na área de liquefação de gás natural", observou. "Notavelmente, este trabalho é realizado em cooperação com muitos parceiros, tanto europeus quanto asiáticos", acrescentou Putin.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário